top of page

Organização de ambientes e mentes

  • 21 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de mar. de 2023

Eu aposto que, como eu, muitos devem ter lido e visto em vários lugares a "dica" de aproveitar este período totalmente atípico de pandemia, no qual estamos todos mais em casa do que nunca, para organizar a casa, nossos espaços, etc. Imagino que para algumas pessoas, pode ter soado até engraçado, pra não dizer sádico: muita gente está até mais atarefado agora, tendo que trabalhar de casa (ou não) e dedicar mais tempo a cuidar das crianças, ajudar com o home schooling, cozinhar e se virar mais com tarefas domésticas que antes não fazia, etc.

Mas eu vou dizer o que acho, como pessoa naturalmente mega organizada e tendo já trabalhado eu mesma como Personal Organizer: aceitem esta baita dica. Sim! Começar o processo, iniciar a mexer em cada armário, analisar o que descartar... tudo isso toma um certo tempo e pode demandar um esforço extra para que arranjemos esse tempo. Mas encarem como um investimento a médio e longo prazo. Uma vez que o mindset da organização vai tomando conta da casa e da vida, as coisas vão ficando mais fáceis. A gente gasta um pouco de tempo agora pra ganhar depois.

Ao organizar, ganhamos praticidade e tranquilidade. Quando descartamos o que não precisamos mais, liberamos espaço físico e mental. Quando definimos o lugar onde iremos guardar tudo que temos, o processo de colocar as coisas de volta em seu lugar se torna mais automático, rápido e fácil. E de encontrar quando precisa também, claro! Isto vale para todos armários, roupeiros, documentos, dispositivos e arquivos digitais, rotinas...

Acho impostante frisar um aspecto: este processo deve vir de dentro pra fora, e de preferência deve ser "abraçado" por todos na família e na casa (pelo menos os adultos), porque se o conceito geral e a vontade/ necessidade da organização não estiver presente, o trabalho será em vão, pois logo a desordem voltará. É válido pegar mil dicas que estão por aí na internet, chamar um profissional para ajudar neste empurrão inicial, ou fazer consultoria online de organização, mas a manutenção da organização depende totalmente dos usuários e deve ser um hábito.

E outra coisa importante: o principal é que funcione. Acho que o visual é um benefício secundário. É agradável abrir a gaveta e ver tudo organizado bonitinho, mas o fundamental deve ser a praticidade!

Tem dúvidas? Quer saber mais alguma coisa ou mais alguma dica? Pode entrar em contato!



 
 
 

Comentários


 © 2023 DW Studio 

bottom of page